ESPECIAL: Dia Internacional da Mulher Drª Cristiane

Depoimento Drª Cristiane Japiassú
04/03/2025 05/03/2025 13:51 40 visualizações

Iniciei minha jornada na Defensoria Pública do Tocantins em novembro de 2010, em Itacajá. A princípio, tendo vindo da carreira policial (Escrivã de Polícia do Tocantins e Delegada de Polícia do Maranhão), meu primeiro grande desafio foi patrocinar a defesa no plenário do júri.

Todavia, superada essa dificuldade inicial, passei a apreciar muito esse trabalho, tendo sido titular da 7ª DPE do Júri de Araguaína e também da 1ª DPE do Júri de Gurupi. Assim, minha paixão pela defesa criminal e, principalmente, pela Tribuna do Júri só aumentava.

Foi então que, em 2018, assumi a Coordenação do Nujuri. Já hoje, estou titular da 2ª DPE Criminal de Gurupi e aceitei um novo e importante desafio, estando na Coordenadoria do Nadep.

Certo é que, por vezes, defender teve seus árduos percalços. Todavia, a despeito dessas dificuldades enfrentadas ao longo do meu caminho, sempre busquei oferecer aos assistidos da Defensoria Pública a melhor defesa técnica possível. Dessa forma, aprendi muito durante todos esses anos com minhas vivências profissionais, e mostro que esse é meu jeito de garantir acesso pleno à justiça para as pessoas financeiramente vulneráveis, porque essas pessoas merecem que meu trabalho seja de excelência.