O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins (ADPETO), Fabrício Dias Braga de Sousa, vai acompanhar na manhã desta quinta-feira, 03, em Palmas, a Comissão de Saúde da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), coordenada pelo Conselheiro fiscal da ADPETO) Arthur Luiz de Pádua Marques, na vistoria em hospitais da Capital. As vistorias in loco serão conjuntas em hospitais de vários estados brasileiros e têm por objetivo inspecionar as instalações das unidades, verificando como está o acesso aos serviços de saúde e atendendo as principais demandas que chegam à Defensoria Pública. Dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde.
De acordo com os Defensores Públicos que integram a Comissão de Saúde da ANADEP, o grupo vai seguir um protocolo o qual vai estabelecer os setores e itens que serão vistoriados pelos representantes das Defensorias Públicas Estaduais. “A ideia é padronizar a atuação dos servidores e defensores públicos durante as atividades e produzirmos relatórios com possibilidade de identificarmos os pontos de necessidade da população em cada estado".
Entre os pontos que serão analisados estão a estrutura física do hospital, o quadro de profissionais, as condições dos alimentos e dos equipamentos, o estoque de materiais e medicamentos, a forma do descarte do lixo hospitalar, os pedidos e acompanhamento de exames médicos, a prioridade no atendimento aos idosos e a quantidade de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva).
"O objetivo dessas vistorias é levantar informações sobre a falta de investimento no SUS. Na maioria das capitais observamos a falta de leitos de UTIs, por exemplo. Temos que aproveitar o Dia Nacional da Saúde para também fazer um alerta sobre os cortes de orçamento que o SUS vem sofrendo e outras medidas de austeridade que impactam diretamente a vida da população que necessita desse serviço essencial", explica os Defensores Públicos integrantes da comissão.
Ao final das visitas, os Defensores Públicos dos estados irão elaborar relatórios para observar as demandas encontradas em cada unidade de saúde visitada. O cronograma prevê ainda atividades judiciais e extrajudiciais com o Estado e municípios, dependendo de cada necessidade encontrada. (Mariah Soares com informações da Ascom ANADEP)
18 de Novembro de 2024 às 13:57