“Minha mãe ficou doente e foi bem difícil para ela ser atendida no hospital, demorava muito e não tinha médico, do jeitinho que a princesa passou no teatro”, conta João Lucas, 10 anos, estudante da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares. Assim como ele, outras crianças que assistiram à esquete teatral do projeto “Conhecer Direito” também se identificaram com a realidade apresentada, que foca os principais problemas no atendimento de saúde pública.
Mais de trezentas crianças, além de coordenadores e professores, prestigiaram o projeto na tarde de quarta-feira, 11, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, com a apresentação da esquete teatral e palestra do defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do Nusa – Núcleo Especializado de Defesa da Saúde. A iniciativa é da Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins e objetiva levar “Educação em Direitos” para crianças, adolescentes e adultos em escolas públicas da Capital.
O lançamento do ciclo de palestras aconteceu na noite de terça-feira, 10, para os alunos do EJA da Escola Municipal Beatriz Rodrigues. Na ocasião, participaram mais de 200 alunos. Para a diretora da escola Alice Furukawa, o evento foi muito importante e esclarecedor, apresentando diversas orientações para os casos corriqueiros de dificuldades de acesso que todos passam quando buscam os serviços da saúde pública. "Notei que todos ficaram muito concentrados na palestra, inclusive porque recentemente perdemos um aluno, colega deles, que faleceu em consequência de uma infecção hospitalar após uma cirurgia que era para ser simples. Estas orientações são de suma importância para a vida deles!" relatou.
Na quinta-feira, 12, o projeto será apresentado também na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Aureny III, às 14 horas. Em todo o interior do estado também estão acontecendo palestras em escolas e centros comunitários.
A esquete teatral, assim como a palestra do defensor público, apresenta de maneira lúdica e divertida os principais problemas enfrentados pela população e como ter acesso aos direitos em casos como falta de medicamentos, problemas no assistencialismo de saúde e atendimento médico, temas estes que fazem parte da rotina diária dos Assistidos e também dos Defensores Públicos, que buscam de forma extrajudicial e judicial resolver as demandas apresentadas pela comunidade. Após a palestra, o público participa de um bate-papo com o Defensor Público para tirar as principais dúvidas quanto ao acesso ao direito e à atuação da Defensoria Pública.
Maio Verde
O projeto é parte da programação do “Maio Verde”, que acontece até o final do mês, em comemoração ao Dia da Defensoria e do Defensor Público (19/05). Serão realizadas várias atividades como ciclo de palestras, visitas a hospitais, homenagens, apresentações teatrais, lançamento de revista e campeonato esportivo. As atividades são oferecidas durante todo o mês pela DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, e segue os moldes da campanha nacional, idealizada anualmente pela Anadep - Associação Nacional dos Defensores Públicos e Associações Estaduais com o apoio do Condege - Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.
Programação Maio Verde
- 12/05/16: Palestra “Conhecer Direito” na Escola Municipal Eurídice Ferreira de Melo
- 13/05/16: Palestra "Direito de Acesso à Saúde" no Centro Centro de Convivência do Idoso, Setor Couto - Araguaina-TO (Dr. Cleiton Martins da Silva)
- 18/05/16: Sessão Solene Dia da Defensoria Pública e Dia do Defensor na Assembleia Legislativa
- 18/05/16: Lançamento da Revista ADSUMUS
- 18/05/16: Roda de Conversa Livre
- 19/05/16: 6ª Copa Adpeto
- 20/05/16: Assembleia Geral Extraordinária Adpeto
- 20/05/16: Homenagem aos aposentados e ex-presidentes da Adpeto
Texto: Cinthia Abreu-Ascom DPE-TO e Andréa Lopes - Ascom Adpeto